SOMOS DO TAMANHO DOS NOSSOS SONHOS

Logo

Faculdade Católica do Maranhão

16/06/2024, 20:13

Featured

ABERTURA DO ANO ACADÊMICO 2024

DISCURSO DO DIRETOR

Neste mundo em que se atribui frases a tantas pessoas, sem saber ao certo a veracidade da autoria, recordo uma atribuída a Fernando Pessoa, poeta português, onde se afirma que “somos do tamanho dos nossos sonhos e não segundo a nossa estatura”. De fato, o telos da existência humana desenrola-se e sobrechega mediante a uma vida ornada de sonhos… Por isso, tanto aos professores, na jornada pedagógica da semana passada e, agora com cada um dos senhores e das senhoras, neste ato acadêmico de início do ano letivo 2024, retomo uma palavra do nosso querido Papa Francisco, que não é apenas uma palavra, é uma convocação humanitária: “sonhemos juntos”.

A razão de sonharmos juntos como comunidade acadêmica, também, é o Papa Francisco quem nos diz, a causa é esta: “estamos todos no mesmo barco”. Prezados docentes, estimados discentes e corpo técnico administrativo, quando não sonhamos juntos, o Pontífice, na Evangelii Gaudium, diz qual é o nosso risco: tristeza individualista, coração comodista e mesquinho, consciência isolada e vida interior fechada nos próprios interesses.

A hora da nossa participação como agentes de transformação da realidade é agora, exatamente no tempo em que nos toca viver, principalmente, na Faculdade Católica do Maranhão. Participar não é apenas um verbo no infinitivo, é a chamada que a história nos faz, pois, até ao infinito que nos aguarda, precisamos: lutar e relutar, fazer e refazer, construir e reconstruir. E aqui, importar saber, em muitas ocasiões, por exigência das respostas que o tempo e a realidade nos solicitam, não poucas vezes precisamos mudar para continuar nos expressando com sentido.

Sem dúvida, o nome e a marca têm peso de comunicação. A expressão católica é uma marca, que não obstante os contratempos e os verses da história, essa marca continua sendo comunicável e reverenciada de norte a sul, de leste a oeste, de Brasil e mundo a fora. E como disse antes, perante os desafios que o tempo e a realidade nos interpõem, encontrar o que é essencial e relativizar ou minimizar o que nos é desfavorável é uma meta e, se alcançada, se torna uma graça divina. A expressão instituto muito ligado a cursos técnicos ou escolas primárias, pouco comunica a perspectiva acadêmica, pois isso a nossa linguagem, a nossa mentalidade e os nossos modus operandis precisam de devidos reajustes…

Encontra-se aí o motivo pelo qual mudamos: o IESMA é agora Faculdade Católica do Maranhão. Na verdade, trata-se de uma mudança de posição, havendo, assim, um reposicionamento, pois, daqui por diante, o que fica em stand by é a expressão que em nada é-nos favorável, mormente, se queremos sonhar e alçar vôos no campo das ofertas dos nossos produtos para além do habitual. A nossa marca é Faculdade Católica, que ainda hoje comunica de maneira impactável. E é ela que revela a nossa identidade. A nova marca visa, pois, olharmos para frente, para darmos respostas novas às novas perguntas, a fim de criarmos o novo em nosso presente, alicerçados nas conquistas do passado. A marca nova da Faculdade Católica do Maranhão é para dizer do novo que juntos e só juntos podemos gestar…  

O momento que nos toca viver neste ambiente de ensino, convém formarmos um corpo comprometido e atuante. Para tanto, é fundamental dispensarmos qualquer possibilidade de indiferença e animosidade.  Na contramão disso, o nosso querido Papa Francisco, na maestria de seus ensinamentos, diz da importância de sonharmos juntos. Para que o sonho seja de fato sonho e não pesadelo, importar termos no horizonte metas com métodos claros e estratégias pertinentes. Quais são as nossas metas senão a excelência no ensino e o alargamento das fronteiras desta casa que se distingue pelo equilibrado apreço pela razão, nos sólidos fundamentos da fé no Deus de Jesus Cristo?

E alguém pode nos perguntar: mas a final de contas, qual é o jeito de ser Faculdade Católica? A resposta é esta: com eficiência, com produtividade, com criatividade, com profissionalismo, com cientificidade, com engajamento coletivo, com excelência. Estas são as credenciais de uma instituição de ensino da Igreja Católica desde sua divina originalidade.

A metodologia para o alcance das nossas metas não pode ser senão o que propõe a Igreja Católica, essencialmente, nestes tempos arejados de Francisco, quando o mesmo diz que ninguém se salva sozinho, valendo da consciência humanitária de que estamos no mesmo barco. Enfim, reitero as boas vindas a todos e todas e, para alcançarmos o objetivo da Faculdade Católica do Maranhão, declaro aberto o nosso ano letivo 2024, convidando a todos e todas para nos decidirmos conjuntamente, de uma vez por toda pelo profissionalismo gerador de excelência.  

         Prof. Me. Pe. Iran Gomes Brito

Diretor Geral da Faculdade Católica do Maranhão